top of page
Foto do escritorrecikigai

SABOTADOR: O INSISTENTE OU DEFENSOR

Tudo o que você precisa saber sobre o SABOTADOR INSISTENTE (ou DEFENSOR) – o que é, como surge, como afeta o seu dia a dia e o que fazer para se livrar de vez dele.

..

O sabotador INSISTENTE, também conhecido como DEFENSOR, é um padrão complexo de autossabotagem que pode atrapalhar o seu crescimento pessoal e impedir que você atinja seu máximo potencial. Neste post, exploraremos as características da mentalidade do INSISTENTE e como ela impacta sua vida, mas também compartilhamos estratégias para superá-lo. Junte-se a nós enquanto descobrimos a verdade sobre esse poderoso padrão vilão da sua mente.

Se você ainda não conhece a Teoria da INTELIGÊNCIA POSITIVA e os 10 TIPOS DE SABOTADORES, vale a pena ler antes esta matéria completa do nosso blog. Lá você também encontra o link para o TESTE de SABOTADORES, onde poderá descobrir se o INSISTENTE anda atrapalhando seu sucesso.

SABOTADOR INSISTENTE OU DEFENSOR: CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

O padrão INSISTENTE (ou DEFENSOR) é caracterizado por uma necessidade profundamente enraizada de proteção contra ameaças percebidas, levando à resistência contra mudanças e um sem número de limitações autoimpostas. Esse comportamento, conforme Carl Jung, pode resultar em “uma mutilação da personalidade”.

É aquela pessoal que vive “dando murro em ponta de faca”, acreditando que mesmo que outros já tenham tentado e fracassado antes, ELE SERÁ O PRIMEIRO SER HUMANO QUE IRÁ CONSEGUIR, mesmo que todas as probabilidades apontem contra o seu intento. Embora afete indiretamente as pessoas ao seu redor, o principal estrago desse sabotador é na sua própria qualidade de vida.

Ele é fortemente representado na figura do rei grego Sísifo – que teimosamente passa a eternidade tentando levar uma pedra até o topo de um morro só para, em seguida, vê-la rolar até embaixo novamente.

Poucos entendem que no mito, apesar de Sísifo ter sido condenado por Zeus a este castigo, ele não está acorrentado nem existe um “cão Cérbero” latindo para que ele o faça.

O que acontece é que Sísifo acredita, todos os dias, que um dia irá vencer e superar os deuses – estando condenado, antes de tudo, por sua teimosia.

Se você tem um INSISTENTE forte, provavelmente vai querer saber mais detalhes sobre esse SABOTADOR e como mantê-lo bem longe da sua vida…


Saiba mais sobre o SABOTADOR INSISTENTE nesse recorte do Podcast “Negócios de Sucesso”

Origem do sabotador INSISTENTE

A mentalidade INSISTENTE pode originar-se de traumas do passado, medo da vulnerabilidade ou uma educação que enfatizou a segurança acima de tudo. Imaginamos que se formos PERFEITOS e se NOS ESFORÇARMOS o suficiente, tudo podemos alcançar. Se algo ainda não deu certo, é porque ainda não terminou… (e vou continuar tentando!)

Construímos esse SABOTADOR em nossas mentes para nos proteger da dor emocional que trazem os erros e as derrotas, mas à custa de nosso crescimento pessoal e da vivência de novas (e talvez maravilhosas) experiências.

Para Eduardo Almeida, reeducador e CEO da IKIGAI BRASIL, “o insistente é uma resposta rígida frente a vida, que acredita que o esforço e não a inteligência do aprendizado, são as respostas universais para todos os problemas. Então, quando erra, não se pergunta o que poderia ter feito errado ou não consegue mesmo encontrar esta resposta. Acredita que se dedicando mais, da próxima vez será diferente”.

Características Comportamentais

Como o próprio nome sugere, uma das principais características deste SABOTADOR é acreditar que a insistência é o segredo do sucesso. Perfeccionista e bastante inflexível, sempre busca alcançar os mais altos padrões (às vezes até inatingíveis, na realidade) em tudo o que faz e, por isso, constantemente decepciona-se consigo mesmo e acaba se sentindo frustrado.

Pessoas com a mentalidade presa a este sabotador são geralmente pontuais, metódicas e excessivamente autocríticas – o que pode acabar sendo interpretado como “chatice”, teimosia, irritabilidade e até mesmo sarcasmo.

Também podem apresentar dificuldades para aprender com novas situações e com seus próprios erros e costumam ser resistente a mudanças (principalmente em suas próprias ações e comportamentos) – “eu nasci assim e vou morrer assim, os outros que se adaptem”.

Efeitos negativos do SABOTADOR INSISTENTE (ou DEFENSOR)

Os mecanismos de defesa existem para nos ajudar em situações desafiadoras, mas no caso do sabotador INSISTENTE, essa proteção pode acabar se transformando em uma prisão, a pessoa fica presa a circunstâncias familiares, porém insatisfatórias (zona de conforto).

Tem a tendência de acreditar que “o seu jeito” de fazer as coisas é o melhor e isso pode comprometer seriamente seus relacionamentos profissionais e afetivos. Por estar continuamente buscando a perfeição, não é raro que as pessoas à sua volta fiquem ansiosas e nervosas na sua presença, acabando por drenar toda sua energia e a dos outros também.

Devido ao seu alto nível de exigência consigo mesmo, costuma ser bastante sensível a críticas alheias, fazendo com que seus colegas profissionais, familiares e amigos estejam sempre “pisando em ovos” quando precisam se dirigir a ele.

A boa notícia é que ao identificar o SABOTADOR em ação e os comportamentos que ele alimenta, podemos dar o primeiro passo para nos libertar desse padrão de autossabotagem.

Qualidades de um INSISTENTE (ou DEFENSOR)

Nenhum dos comportamentos associados aos SABOTADORES é “ruim” em sua essência. Os problemas acontecem quando um comportamento ou ideia são levados ao extremo. Você deve estar se perguntando: “Ora, há momentos na vida em que realmente precisamos ser insistentes para atingir nossos objetivos. Isso é ruim?”

Veja, não podemos confundir INSISTÊNCIA com PERSISTÊNCIA. E, com certeza, se você conseguir trazer consciência para o seu processo mental SABOTADOR, poderá transformar a primeira na segunda, pois a energia natural para isso você já possui.

A diferença é que a pessoa insistente tenderá a sempre manter o mesmo jeito de fazer as coisas, criticando os outros, as condições ou até o próprio destino por isso ser assim. Só que, diferente do SABOTADOR VÍTIMA, acredita que conseguirá vencer todo esse “karma” com mais esforço e afinco.

Já a persistência é uma virtude e difere da insistência justamente por sua forte capacidade de adaptação ou flexibilidade cognitiva.

Para o professor Eduardo Almeida “uma pessoa persistente é flexível e, por isso, se machuca pouco com os tombos. Já o insistente tem uma tendência de desenvolver com o tempo uma visão pesada e fatalista da vida, pois vai se cansando de não conseguir acertar, sem se perguntar o que precisa mudar”.

SABOTANDO O SEU SABOTADOR INSISTENTE (OU DEFENSOR)

Uma das melhores maneiras de desarmar qualquer sabotador é antes de tudo, estar ciente de que ele está habitando sua mente e que pode entrar em ação cada vez que o seu “gatilho” é acionado.

Gatilhos são situações, comportamentos ou palavras que disparam em você uma reação inconsciente específica, geralmente ligada aos SABOTADORES. É como se fosse uma resposta automática pré-programada e inconsciente.

Para não deixar que o SABOTADOR tome conta da sua mente é preciso conhecer os seus GATILHOS.

Os gatilhos são muito individuais e específicos e se baseiam na maneira como o seu SABOTADOR foi formado no seu cérebro.

No caso do sabotador insistente, o padrão é normalmente a eterna compulsão de dar mais, de fazer mais e de não parar para celebrar ou apreciar os resultados.

Então seu gatilho aparece muito quando conclui um trabalho, pois não sabe apreciar ou receber elogios sobre o que fez.

Fica desconfortável, acreditando que poderia ter feito mais e que aquilo que fez “não é nada mais do que a obrigação”.

Então, o insistente precisa estar atento a duas atitudes:

  1. Primeiro, deve saber concluir e avaliar O QUE APRENDEU com o trabalho, estando apto a mudar, caso algo não dê certo, sem se apegar a tentativa de justificar o erro.

  2. Segundo, precisa tomar muito cuidado com o perfil “EU SOU ASSIM”, pois isso barra qualquer abertura a mudanças que poderão trazer resultados diferentes para o seu futuro.

………

O antídoto para o SABOTADOR INSISTENTE (ou DEFENSOR)

O melhor remédio para o SABOTADOR INSISTENTE (ou DEFENSOR) é aceitar sua VULNERABILIDADE – saber que não precisa ser “PERFEITO”, mas pode ser EXCELENTE; compreender que todo ser humano erra, mas é capaz de aprender e tirar lições muito proveitosas de seus erros e, acima de tudo, que a vida é mudança, é movimento – e isso pode ser muito divertido e inspirador.

Então, para subjugar o sabotador INSISTENTE (ou DEFENSOR) é importante desenvolver a coragem de enfrentar nossos medos e abraçar alegremente a mudança. Isso claramente significa desafiar nossas crenças limitantes, praticar a autocompaixão e ter paciência – pois você não mudará em um dia o comportamento que construiu por uma vida inteira!

Estratégias para lidar com o SABOTADOR INSISTENTE (ou DEFENSOR)

Buscar o apoio de amigos, familiares ou um profissional de saúde mental sempre é uma boa maneira de lidar com algo que nos incomoda e que temos o desejo de transformar, principalmente se nos sentimos sem “forças” ou sem motivação para dar o primeiro passo. Ao compartilhar nossas experiências e buscar orientação, podemos superar limitações autoimpostas e nutrir nossa autoestima.

Para aqueles que se sentem preparados para enfrentar o desafio, sugerimos algumas estratégias que podem ajudar a desmantelar o sabotador INSISTENTE: praticar a atenção plena, aceitar a vulnerabilidade e abraçar as mudanças. Vamos nos detalhar um pouco sobre cada uma delas:

O PODER DA ATENÇÃO PLENA:

Ajuda a tomar consciência de nossas tendências críticas internas e seus gatilhos, bem como escolher respostas mais saudáveis. Ao permanecermos no presente, observando “em terceira pessoa” nossos pensamentos e emoções, temos a oportunidade de fazer escolhas baseadas no resultado que desejamos, não dando espaço às respostas automáticas do SABOTADOR.

Você também pode usar a substituição do “EU SOU ASSIM”, chamado na terapia de aceitação e compromisso de EU CONCEITUAL, pelo “EU ESTOU ASSIM”, que é o seu EU CONTEXTUAL.

Logo, todas as vezes que fizer uma afirmação do tipo “eu sou teimoso mesmo”, tente trocar por “eu já fui muito teimoso” ou “eu tendo a ser teimoso” e conclua com “mas agora estou me trabalhando e aperfeiçoando”.

O grande perigo para o sabotador insistente é sua cegueira acerca da possibilidade de mudar e de realmente ser algo diferente.

ACEITANDO SUA VULNERABILIDADE:

Segundo a professora e pesquisadora (Universidade de Houston, Texas) Brené Brown, a vulnerabilidade é essencial para o crescimento pessoal e a conexão autêntica com você mesmo e com os outros seres humanos.

Após duas décadas estudando sobre coragem, vulnerabilidade, vergonha e empatia, escreveu 06 livros best-seller do The New York Times e dá palestras sobre a temática no mundo todo. Assista ao TED Dublado em Português “O PODER DA VULNERABILIDADE” de Brené Brown aqui.

Segue uma dica da autora para trabalhar sua vulnerabilidade: “(...)eu acredito que você tem que passar pela vulnerabilidade para chegar à coragem, portanto... abrace a “m...” [em palavras mais polidas, aquilo que te incomoda😉].Tento ser grata todos os dias, e meu lema agora é ‘Coragem acima do conforto’.” 

A coragem vai não só ajudar a manter o sabotador INSISTENTE sob controle, mas também possibilitar que sua mente se abra para novas experiências e para a mudança – que é a nossa próxima estratégia.

ABRAÇANDO AS MUDANÇAS:

Vida é mudança e isso é inevitável. Por mais contraditório que possa parecer, a mudança é a única certeza que realmente podemos ter. Então, de que adianta resistir?

Ao invés de ficar lutando contra algo que certamente irá acontecer para além da sua vontade e desperdiçar toda a sua energia no processo, é mais produtivo procurar enxergar quais são as oportunidades que essa mudança traz, para além do seu desconforto.

Uma vez que sua mente sai do modo “desconforto/medo” para o modo “curiosidade” você já está dominando seu sabotador INSISTENTE e focando em novas possibilidades de crescimento, autodescoberta e talvez até possa encontrar novas paixões na sua vida.

Se quiser conhecer mais estratégias, baseadas na teoria da INTELIGÊNCIA POSITIVA de Shirzad Chamine, leia a postagem completa sobre SABOTADORES: TUDO SOBRE OS INIMIGOS DO SEU SUCESSO no nosso blog.

Com coragem, curiosidade e leveza, podemos nos libertar das garras do SABOTADOR INSISTENTE, nos abrindo para uma nova versão de nós mesmos, rumo ao nosso máximo potencial.

Agora, se você quer transformar profundamente este INSISTENTE e outros SABOTADORES da sua vida, conheça o curso SABOTADORES S.A. agora mesmo!

Você aprenderá tudo sobre o tema e como é possível transformar seus padrões comportamentais. E o que é melhor: certeza de que você não vai querer resistir a essa maravilhosa mudança em sua vida!

RESUMÃO SABOTADOR INSISTENTE (OU DEFENSOR)

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

Perfeccionismo e inflexibilidade.

JUSTIFICATIVA (mentiras que ele conta para a sua mente)

Perfeccionismo é algo louvável e necessário, além de não fazer mal a ninguém.

A FRASE TÍPICA DO INSISTENTE

“Obrigada pelo elogio, mas na verdade não fiz mais que minha obrigação.”

SENTIMENTOS ASSOCIADOS

Teimosia, rigidez, frustração e decepção.

COMO O INSISTENTE AFETA AS OUTRAS PESSOAS

Seu comportamento torna o ambiente tenso e provoca ansiedade e estresse nos colegas e familiares.

EXEMPLOS DE PERSONALIDADES/PERSONAGENS FAMOSOS

SÍSIFO da mitologia grega, rei que enganou os deuses e como castigo foi condenado a realizar um trabalho repetitivo e sem propósito – rolar uma enorme pedra montanha acima e, uma vez no topo, vê-la rolar morro abaixo novamente. Isso todos os dias, por toda a eternidade.

Mas quando chegasse no topo, devido ao cansaço, a pedra rolaria morro abaixo. Então, Sísifo deveria novamente levá-la para o alto. Esse trabalho teria que ser feito todos os dias, por toda a eternidade.

ANTÍDOTOS

Vulnerabilidade e coragem.

SEU NOVO MANTRA PARA DESARMAR O SABOTADOR CRÍTICO

“Eu posso mudar, aprender e transformar minha forma de ver a vida.”

SUGESTÃO DE LEITURA

Conheça também o MÉTODO REC – REEDUCAÇÃO EMOCIONAL COMPORTAMENTAL

Se você se preocupa com o seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e ficou interessado no tópico SABOTADORES, saiba que há muito mais a descobrir sobre suas EMOÇÕES e COMPORTAMENTOS através do MÉTODO REC.

A REEDUCAÇÃO EMOCIONAL COMPORTAMENTAL é uma metodologia de desenvolvimento humano sistêmico que tem por objetivo formar pessoas e líderes melhores para juntos construirmos também um mundo melhor.

Foi construído Eduardo Almeida e Pedro Cordier, com base em mais de vinte anos atuando na área de desenvolvimento humano, Psicologia, Coaching Ontológico, PNL e Hipnoterapia.

Por meio do trabalho junto a mais de duzentas empresas e tendo capacitado em seus cursos e palestras mais de duzentas mil pessoas, estes profissionais compreenderam que existem muitos métodos fantásticos para ajudar pessoas a superarem suas limitações aumentar o ganho de performance. Porém, ainda não existia uma escola ou metodologia orientada a LIBERTAR O POTENCIAL HUMANO, focando em suas virtudes e pontos fortes.

Buscando seus fundamentos na Psicologia Positiva, Psicologia Comportamental, Humanista e Existencial, na PNL, na filosofia IKIGAI, no Estoicismo e no Coaching Ontológico, nasceu o MÉTODO REC.

A REEDUCAÇÃO EMOCIONAL COMPORTAMENTAL é um método que possui muito claro um conjunto de teorias, ferramentas, pressupostos e técnicas que garantem a construção de um processo individual ou em grupos e que permite aos clientes e alunos entenderem quem são, suas virtudes e potencialidades, seus sabotadores ou interferências e seu propósito de vida.

O método é coordenado pela IKIGAI BRASIL, empresa que também tem por objetivo disseminar a filosofia IKIGAI no Brasil – promovendo as virtudes de uma vida em propósito e alta performance.

LEVE A REEDUCAÇÃO PARA SUA REGIÃO E TRANSFORME MILHARES DE VIDAS, A COMEÇAR PELA SUA! https://reeducacaoemocional.com/

42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page