Tudo o que você sempre quis saber sobre o SABOTADOR CRÍTICO (ou JUIZ) – características, origens, efeitos no seu dia a dia e como se livrar dele.
..
#SABOTADORES #INTELIGÊNCIA POSITIVA #EDUARDO ALMEIDA
O CRÍTICO interno, ou sabotador JUIZ, é um padrão de autossabotagem extremamente comum e muito poderoso – podendo impactar de maneira muito extrema na autoestima, relações interpessoais e bem-estar geral. Neste blog, exploraremos em detalhes as características da mentalidade crítica interna, seu modus operandi no dia a dia e pontos de atenção e dicas que ajudarão a “domar” este monstrinho que habita nossa mente.
Se você ainda não conhece a Teoria da INTELIGÊNCIA POSITIVA e os 10 TIPOS DE SABOTADORES, vale a pena ler antes esta matéria completa do nosso blog. Lá você também encontra o link para o TESTE de SABOTADORES, onde poderá descobrir se o CRÍTICO ou JUIZ anda atrapalhando seu sucesso.
…
SABOTADOR CRÍTICO OU JUIZ: CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
O CRÍTICO (ou JUIZ) é considerado o principal dos SABOTADORES por Shirzad Chamine (o criador da teoria da Inteligência Positiva) pois, segundo o autor, está presente em todos os seres humanos.
Sabe aquela “voz” dentro da sua cabeça que insiste em comparar tudo e todos? A tal “voz da razão” que julga o que é bom/ruim, melhor/pior, superior/inferior? Pois é, ela tem nome e sobrenome: chama-se SABOTADOR CRÍTICO!
…
Origem do sabotador CRÍTICO
Essa mentalidade crítica muitas vezes se origina e se fortalece devido ao desejo de perfeição, por medo do fracasso ou vem de uma educação que enfatizou demais os bons feitos ou que se baseava essencialmente em críticas. Também pode surgir de traumas do passado ou da necessidade de validação dos outros.
Para Eduardo Almeida, reeducador e CEO da IKIGAI BRASIL, “o crítico é uma resposta de defesa para pessoas que se sentiram expostas em sua infância, tendendo a criticar como “um voyeur”, alguém que diz como as coisas deveriam ser feitas sem ter, no entanto, que correr o risco de fazer.”
…
Neste vídeo Eduardo Almeida comenta sobre os impactos do SABOTADOR CRÍTICO na sua vida.
…
Características Comportamentais
Esse SABOTADOR faz com que a pessoa desenvolva uma tendência de achar defeitos e erros em si mesmo, nos outros e no mundo a sua volta. É comum também que essa pessoa baseie seu raciocínio em comparações (melhor/pior; superior/inferior) e geralmente enxerga as experiências desafiadoras como “ruins” ao invés de tê-las como OPORTUNIDADES de crescimento e desenvolvimento.
Caracterizado por constante auto julgamento, crítica (a si mesmo e aos outros) e sentimentos de inadequação, o CRÍTICO (ou JUIZ) acaba trazendo consigo muitos conflitos nos relacionamentos interpessoais – pois seu foco costuma ser nos erros e falhas.
É comum carregar também a famosa “Síndrome do Impostor”, pois não se sente suficiente ou verdadeiro no que realiza, mas cobra essa perfeição dos outros.
…
Efeitos negativos do SABOTADOR CRÍTICO (ou JUIZ)
É claro que a autoavaliação é muito benéfica: através dela nos conhecemos mais a fundo e podemos identificar nossas potencialidades e pontos a melhorar. Porém, a autocrítica excessiva pode trazer o resultado oposto – prejudicando a autoestima, causando dúvida constante, conversa interna negativa ou incapacidade de celebrar nossas realizações.
Já o fato de criticar os outros demasiadamente acaba minando os relacionamentos, sejam eles profissionais ou afetivos, por motivos óbvios. Ninguém gosta de ficar por perto de um reclamão, que não reconhece seus esforços e virtudes e para quem nada nunca está bom.
Por isso, não é raro que sentimentos como ansiedade, estresse, raiva, decepção, vergonha e culpa acompanhem a presença do SABOTADOR CRÍTICO e acabem contaminando os outros ao seu redor.
Para a INTELIGÊNCIA POSITIVA, o sabotador crítico tem alto potencial de deflagrar uma significativa redução de performance, por evitar justamente a visão positiva da vida e das relações de trabalho.
A boa notícia é que ao identificar o SABOTADOR em ação e os comportamentos que ele alimenta, podemos dar o primeiro passo para nos libertar desse padrão de autossabotagem.
…
Qualidades de um CRÍTICO (ou JUIZ)
Nenhum dos comportamentos associados aos SABOTADORES é “ruim” em sua ESSÊNCIA. Os problemas acontecem quando um comportamento ou ideia são levados ao extremo. Ser crítico não é, em absoluto, algo ruim ou reprovável.
Imagine que você esteja trabalhando com uma equipe em um projeto e enxerga que há pontos de melhoria que poderiam tornar o trabalho mais fácil ou trazer um resultado melhor. Fazer essa “crítica” não seria benéfico ao projeto e à equipe?
O problema não é a crítica em si – o problema são os EXCESSOS que o SABOTADOR traz consigo: a visão negativa das coisas, a questão de só criticar e nunca tecer um elogio, não trazer ideias/soluções positivas associadas à crítica, não comemorar vitórias, etc..
Para além disso, o olhar do sabotador crítico tende a ver o que está faltando e nunca o que está sobrando – desvalorizando o esforço das pessoas, mesmo que em sua cabeça a intenção do “feedback” seja positiva.
Como reforça Igor Saldanha, reeducador e palestrante da IKIGAI BRASIL “o problema é que o crítico acha que está contribuindo ao criticar, mas não entende que um bom feedback tem que mostrar o caminho para a mudança e valorizar também os pontos positivos, e isso é algo que o crítico costuma não fazer”.
…
SABOTANDO O SEU SABOTADOR CRÍTICO (OU JUIZ)
Uma das melhores maneiras de desarmar qualquer sabotador é, antes de tudo, estar ciente de que ele está habitando sua mente e que pode entrar em ação cada vez que o seu “gatilho” é acionado.
Gatilhos são situações, comportamentos ou palavras que disparam em você uma reação inconsciente específica, geralmente ligada aos SABOTADORES. É como se fosse uma resposta automática pré-programada e inconsciente.
Para não deixar que o SABOTADOR tome conta da sua mente é preciso conhecer os seus GATILHOS.
Os gatilhos são muito individuais e específicos e se baseiam na maneira como o seu SABOTADOR foi formado no seu cérebro. Por exemplo: seu gatilho poderá ser disparado cada vez que um colega de trabalho finaliza um projeto e vem pedir sua opinião. Sua tendência inconsciente será dizer O QUE FALTOU ou NÃO ESTÁ ESTÁ BOM, em vez de valorizar O QUE ESTÁ BEM FEITO e o ESFORÇO de quem fez o trabalho.
O mais importante é você estar consciente desse seu “DESEJO DE CRITICAR” e da RECOMPENSA EMOCIONAL (ainda que perversa) que isso lhe traz.
Como reforça Eduardo Almeida: “Normalmente, uma pessoa usa a crítica como forma de se sentir superior, de demonstrar que seria capaz de fazer melhor. Então, sua recompensa seria este sentimento de segurança e superioridade que, no fundo, apenas mascara uma fragilidade de alguém que tem medo de se expor e correr riscos”.
………
O antídoto para o SABOTADOR CRÍTICO (ou JUIZ)
O melhor remédio para o SABOTADOR CRÍTICO (ou JUÍZ) é a COMPAIXÃO – aprender a tratar a nós próprios e aos outros com bondade e compreensão.
O simples ato de substituir o JULGAMENTO pela COMPAIXÃO já basta para colocar o seu cérebro em outra “direção”. Ao invés de automaticamente comparar e julgar, você exercita colocar-se no lugar do outro e assim, tentar compreender toda a situação que se apresenta. Talvez até sinta vontade de fazer algumas perguntas, saber como o outro realmente está se sentindo ou por que ele agiu de determinada maneira.
Só este simples exercício já é capaz de te tirar do automático e das mãos do SABOTADOR CRÍTICO.
…
Estratégias para lidar com o SABOTADOR CRÍTICO (ou JUIZ)
Buscar o apoio de amigos, familiares ou um profissional de saúde mental sempre é uma boa maneira de lidar com algo que nos incomoda e que temos o desejo de transformar, principalmente se nos sentimos sem “forças” ou sem motivação para dar o primeiro passo. Ao compartilhar nossas experiências e buscar orientação, podemos superar limitações autoimpostas e nutrir nossa autoestima.
Para aqueles que se sentem preparados para enfrentar o desafio, sugerimos algumas estratégias que podem ajudar a desmantelar o sabotador crítico interno: praticar a atenção plena, desafiar os pensamentos negativos e celebrar as conquistas. Vamos nos detalhar um pouco sobre cada uma delas:
…
O PODER DA ATENÇÃO PLENA:
Ajuda a tomar consciência de nossas tendências críticas internas e seus gatilhos, bem como escolher respostas mais saudáveis. Ao permanecermos no presente, observando “em terceira pessoa” nossos pensamentos e emoções, temos a oportunidade de fazer escolhas baseadas no resultado que desejamos, não dando espaço às respostas automáticas do SABOTADOR.
Você também pode usar o exercício de “somente hoje”. Como funciona?
Simples: assuma um compromisso de dizer “SOMENTE HOJE NÃO VOU CRITICAR NINGUÉM”.
Então conte quantas vezes por dia você falhou, pois pode ter certeza: você vai falhar (pois está habituado a criticar)!
Dia após dia refaça o desafio e perceba como seu padrão crítico vai sendo eliminado, à medida que você vai ficando cada vez mais consciente do SABOTADOR e das suas artimanhas.
…
DESAFIANDO PENSAMENTOS NEGATIVOS:
Desafiar seus pensamentos é uma HABILIDADE que pode ser treinada e te ajudará a se sobrepor ao sabotador crítico interno. Ao reconhecer e reformular nossos pensamentos autocríticos, podemos promover uma mentalidade mais positiva e fortalecedora. Ao invés de encarar tudo como “PROBLEMAS”, reconheça que de fato são ótimas “OPORTUNIDADES” de aprender e crescer como pessoa.
…
CELEBRANDO CONQUISTAS:
Quando terminar algo ou resolver uma questão que considere importante, tome um tempo para celebrar os resultados – sejam quais forem, das pequenas às grandes vitórias. Ao invés de se atirar no próximo problema (ou melhor dizendo, DESAFIO) com unhas e dentes, se dê aquela merecida pausa e tome ciência das suas conquistas. Isso vai ensinar o seu cérebro a ver as coisas com mais leveza e positividade e desatrelar sua mente da ideia de que a vida é uma sequencia infinita de situações desafiadoras. Além disso, vai te ajudar a reconhecer seus próprios méritos e qualidades.
Se quiser conhecer mais estratégias, baseadas na teoria da INTELIGÊNCIA POSITIVA de Shirzad Chamine, leia a postagem completa sobre SABOTADORES: TUDO SOBRE OS INIMIGOS DO SEU SUCESSO no nosso blog.
Com motivação, vontade e determinação, podemos nos libertar das garras do SABOTADOR CRÍTICO, nos abrindo para uma nova versão de nós mesmos, rumo ao nosso máximo potencial. Nosso crítico interno pode ser uma força formidável, porém somente se utilizada com CONSCIÊNCIA, COMPAIXÃO e POSITIVIDADE.
…
Agora, se você quer transformar profundamente este CRÍTICO e outros SABOTADORES da sua vida, conheça o curso SABOTADORES S.A. agora mesmo!
Você aprenderá tudo sobre o tema e como é possível transformar seus padrões comportamentais. E o que é melhor: está tão bem produzido que você não encontrará nada para criticar 😉.
…
RESUMÃO SABOTADOR CRÍTICO (OU JUIZ)
…
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Julga tudo e todos, tem olhar orientado para o negativo.
…
JUSTIFICATIVA (mentiras que ele conta para a sua mente)
Eu critico para tirar o melhor das pessoas!
…
A FRASE TÍPICA DO CRÍTICO
“Até está legal… mas dava para fazer melhor!”
…
SENTIMENTOS ASSOCIADOS
Ansiedade, estresse, raiva, decepção, vergonha, culpa.
…
COMO O CRÍTICO AFETA AS OUTRAS PESSOAS
Provoca afastamento das pessoas, causa conflitos interpessoais, gera frustração e estresse nos outros.
…
EXEMPLOS DE PERSONALIDADES/PERSONAGENS FAMOSOS
ARNALDO SACCOMANI, jurado de programas de calouros que adorava “detonar” os participantes, desqualificando seus talentos.
…
…
ANTÍDOTOS
Compaixão e positividade
…
SEU NOVO MANTRA PARA DESARMAR O SABOTADOR CRÍTICO
“Eu valorizo o que foi feito e quem fez!”
…
SUGESTÃO DE LEITURA
“3 Maneiras Poderosas de Ajudar a Gerenciar seu Crítico Interno” – Blog PSYCHOLOGY TODAY (em inglês, utilize o Google Tradutor para leitura em português)
…
Conheça também o MÉTODO REC – REEDUCAÇÃO EMOCIONAL COMPORTAMENTAL
Se você se preocupa com o seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e ficou interessado no tópico SABOTADORES, saiba que há muito mais a descobrir sobre suas EMOÇÕES e COMPORTAMENTOS através do MÉTODO REC.
A REEDUCAÇÃO EMOCIONAL COMPORTAMENTAL é uma metodologia de desenvolvimento humano sistêmico que tem por objetivo formar pessoas e líderes melhores para juntos construirmos também um mundo melhor.
Foi construído Eduardo Almeida e Pedro Cordier, com base em mais de vinte anos atuando na área de desenvolvimento humano, Psicologia, Coaching Ontológico, PNL e Hipnoterapia.
Por meio do trabalho junto a mais de duzentas empresas e tendo capacitado em seus cursos e palestras mais de duzentas mil pessoas, estes profissionais compreenderam que existem muitos métodos fantásticos para ajudar pessoas a superarem suas limitações aumentar o ganho de performance. Porém, ainda não existia uma escola ou metodologia orientada a LIBERTAR O POTENCIAL HUMANO, focando em suas virtudes e pontos fortes.
Buscando seus fundamentos na Psicologia Positiva, Psicologia Comportamental, Humanista e Existencial, na PNL, na filosofia IKIGAI, no Estoicismo e no Coaching Ontológico, nasceu o MÉTODO REC.
A REEDUCAÇÃO EMOCIONAL COMPORTAMENTAL é um método que possui muito claro um conjunto de teorias, ferramentas, pressupostos e técnicas que garantem a construção de um processo individual ou em grupos e que permite aos clientes e alunos entenderem quem são, suas virtudes e potencialidades, seus sabotadores ou interferências e seu propósito de vida.
O método é coordenado pela IKIGAI BRASIL, empresa que também tem por objetivo disseminar a filosofia IKIGAI no Brasil – promovendo as virtudes de uma vida em propósito e alta performance.
LEVE A REEDUCAÇÃO PARA SUA REGIÃO E TRANSFORME MILHARES DE VIDAS, A COMEÇAR PELA SUA! https://reeducacaoemocional.com/
Comments