top of page

MÉTODO REC - UMA ESCOLA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL

Atualizado: 31 de mai.


palestra Ikigai com Eduardo Almeida

O QUE É DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL E COMO INTEGRA O MÉTODO REC?


Desenvolvimento humano é um conceito belíssimo que difere claramente a abordagem do Método REC (Reeducação Emocional Comportamental) de um treinamento convencional.


Treinamento é um processo de ganho de performance por meio da aplicação e repetição de uma técnica, aplicando reforço positivo e correção. É muito mais orientada ao ganho de habilidades e pode ser útil e complementar, quando precisamos performar melhor.


Por exemplo, você pode estudar toda a teoria musical e entender tudo sobre um piano, mas, sem treinar exaustivamente, será apenas um teórico e nunca um musicista.

Então, não estou aqui dizendo que DESENVOLVIMENTO HUMANO é melhor do que TREINAMENTO - apenas que cumpre outro objetivo mais sutil.


A origem da palavra DESENVOLVIMENTO, em português e outras línguas (development, em inglês e desarrollo, em espanhol por exemplo) remetem ao ATO DE DESEMBRULHAR!


Logo, passar por um processo de DESENVOLVIMENTO significa trabalhar para tirar as camadas que nos aprisionam e limitam, descobrindo nessa caminhada nossas virtudes, muito mais do que promover a aquisição de novos conhecimentos como mero enriquecimento cultural e cognitivo, ou treinando novas habilidades.


Mas, para o método REC, estas camadas são trabalhadas não com foco no passado (que respeitamos como uma área de direito da psicologia clínica), mas no presente, estimulando a aquisição de novas crenças e competências que fortalecem nossa identidade positiva.


Reforçamos sempre que, se o olhar da psicanálise, por exemplo, tende a um padrão arqueológico e o coaching tende a negar o passado, como se uma pessoa fosse uma tábua rasa e sem história, o método REC atua dentro de um padrão histórico: estudamos o passado para compreender o presente e melhor poder planejar o futuro.


Assim, toda narrativa que compõe uma história de vida é importante, na medida que define como hoje a pessoa se vê e traduz a sua própria história. Toda via, isso não significa que ela é o que narra ou que isso seja a realidade, mas apenas a forma como ela acredita ser, algo que está profundamente contaminado por sua autodescrição: a crença que eu sou o que digo ser!


Por isso, no processo da reeducação emocional comportamental, este trabalho se dá pela busca do entendimento de nossa essência, das coisas que nos tornam únicos e daquelas que podem estar nos limitando, orientando todo este conhecimento para a construção de uma visão mais positiva e apreciativa sobre nós mesmos.


A grande verdade é que infelizmente menos de 1% da humanidade foi estimulada ou recebeu recursos adequados para explorar a sua própria essência, conseguindo separar três fatores: o que eu SOU, o que ME TORNEI e o que EU ACREDITO SER.

E, como estes três fatores estão hoje misturados na mente da maioria das pessoas, fica muito difícil separar cada um deles para desenvolver uma vida no que O QUE EU SOU esteja realmente e prioritariamente no comando.


Partindo deste estágio de clarificação, passamos a modelar o reforço positivo sobre como queremos aplicar estas características em nossas vidas, relacionamentos e trabalhos, podendo assim vivenciar vidas com SENTIDO, PROPÓSITO e ALTA PERFORMANCE.

Como posso saber o que eu quero realizar em minha vida se nem sei quem sou eu e quais são os recursos ou potenciais que estão disponíveis para a realização desta jornada ou missão?


Portanto, ajudar pessoas a responderem a estas perguntas é o que caracteriza o MÉTODO REC como uma ESCOLA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL, pois, por meio dela, cada pessoa poderá finalmente entender que é, sem as amarras de crenças limitantes e a insegurança proveniente de uma completa falta de autoconhecimento.


Ser um REEDUCADOR é, antes de tudo, atuar para ajudar pessoas a entenderem o que as torna INCOMPARÁVEIS, já que esta é uma palavra orientada para toda pessoa que tem consciência do que o torna único e singular.













palestrante Eduardo Almeida

É introdutor da filosofia IKIGAI no Brasil e a maior autoridade do assunto em nosso país. É especialista em educação corporativa, com ênfase nos temas da liderança com propósito, trabalho com propósito, vendas com propósito, propósito de vida e carreira, inteligência emocional e autoconhecimento aplicado. Atua por meio de palestras, workshops, team building, cursos de formação, mentoria e coaching comportamental, sendo o criador da escola de REEDUCAÇÃO EMOCIONAL COMPORTAMENTAL.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page