top of page

FREUD EXPLICA OS SABOTADORES

Atualizado: 11 de jul.

Continuando com a série de conteúdos sobre os SABOTADORES ou 10 PADRÕES COMPORTAMENTAIS DESTRUTIVOS, quero abordar um pouco as possíveis causas de sua origem, à luz da teoria freudiana.



seja um reeducador e transforme milhares de vidas com Eduardo Almeida


Digo “as possíveis” pois, em se tratando de seres humanos, não podemos construir fórmulas fechadas e certezas sobre como um estímulo necessariamente irá gerar uma resposta.


Até porque, em uma casa com mais de um filho no qual todos recebem a mesma educação e vivenciam os mesmos valores, vemos respostas comportamentais muito diferentes em cada um deles.


No caso dos sabotadores e em seu livro inteligência positiva, Shirzad Chamine não entra em profundidade neste tema, apesar de deixar claro que sua origem vem da infância como processos de defesa das experiências que vivenciamos.


Porém, tendo estudado por muitos anos os fundamentos das diferentes escolas de psicologia para construir o método REC de Reeducação Emocional Comportamental, é possível encontrar uma forte correlação dos sabotadores com as estruturas freudianas do ID, EGO e SUPEREGO, elementos que compõe a base de nossa psique.

Vale sempre reforçar para os psicanalistas de plantão, que esta matéria é uma simplificação, uma abordagem meramente orientada a compreender os fundamentos desta teoria, não tendo a pretensão de profunda ou acadêmica.


Dito isso, vamos agora nos divertir?



O EGO


Para Freud, existem duas forças antagônicas que estão presentes na formação de nosso EGO, que para a sua teoria não está ligado a aquela ideia de um “ego” ruim, que deve ser combatido.


Ego, para Freud, é a estrutura básica de nossa psique, um elemento mediador que usamos para existir no mundo, que está no centro de nossa identidade. Logo, uma pessoa com um ego saldável é alguém que tem bem trabalhado as suas necessidades e a dos outros, conseguindo inclusive entender aquilo que contribui com sua vida em sociedade, sem necessariamente aceitar todas as regras sociais que sobre ela foram impostas.

Mas, para que tudo isso aconteça, é preciso entender como atuam as forças do ID e SUPEREGO e seus impactos na criação dos sabotadores.


O ID


Para Freud, o ID é um elemento inconsciente, que está ligado a nossa busca por prazeres e auto satisfação, aquela parte de nosso ser que nos conduz a uma vida com menos responsabilidades, mas também está na base de nosso desejo de conquistas e reconhecimento.


Quando o ego na criança é muito estimulado, podemos ver nascer um alto grau de autonomia, mas também o egoísmo e, em casos mais extremos, o narcisismo patológico (que aí já entra como fator de compensação das fragilidades que a criança sente).


SUPEREGO


Esta é já é a parte repressora e que nos coloca em busca da conformidade com as leis, as normas e o que se espera de nós. Logo, o superego pode ser importante para criar aquele saudável sentido de responsabilidade e adequação à sociedade.


Porém, por ser um elemento repressor de nossa psique e formação, tende a criar adultos mais reprimidos e que tem dificuldade de se colocar em situações de abuso, tendendo ainda a aceitar regras sociais tóxicas.

Essa imagem é uma simplificação pedagógica da teoria que é muito mais profunda.



freud e os sabotadores relacionados ao ID, EGO e SUPEREGO


OS SABOTADORES, O ID O SUPEREGO


Compreendido estes aspectos, cabe então entender como eles podem estar na base da formação dos SABOTADORES que, segundo o próprio Shirzad Chamine, são respostas de defesa de nossa psique.


Talvez você já saiba que são 10 SABOTADORES identificados no estudo de Shirzad:


O CRÍTICO OU JUIZ

O CONTROLADOR

O AGRADÁVEL OU PRESTATIVO

O HIPER RACIONAL

O HIPERVIGILANTE

O HIPER REALIZADOR

O ESQUIVO

O VÍTIMA

O INQUIETO

O INSISTENTE OU DEFENSOR



O fato interessante é que, se você entende quais são os estilos comportamentais dos sabotadores, conseguirá perceber claramente que existem 5 PADRÕES SUPEREGO e 5 PADRÕES ID, já que temos estilos de defesa que estão associados ao excesso de responsabilidade, rigidez, controle e conformidade. Assim como existem 5 padrões ligados ao curtir a vida, ao evitar o confronto e buscar o prazer e ao egoísmo.


Naturalmente, todos eles têm fatores de ID e SUPEREGO e são claramente orientados pela tensão de se buscar corresponder as expectativas dos outros ou a evitação dos momentos difíceis e dolorosos, bem como as responsabilidades da vida adulta.


Será que você consegue perceber quais SABOTADORES TENDEM MAIS PARA O ID OU PARA O SUPEREGO?

Segue abaixo a tabelinha.


tabela de padrões de sabotadores e relações com o ego e superego

SAIBA TUDO SOBRE OS 10 SABOTADORES CLICANDO AQUI PARA ACESSAR A MATÉRIA NO BLOG.


E se você se identificou com o que leu até aqui e gostaria de promover mudanças em sua vida e carreira, aproveite para conhecer mais sobre A FILOSOFIA IKIGAI e o MÉTODO REC, clicando no botão abaixo:










professor Eduardo Almeida

É introdutor da filosofia IKIGAI no Brasil e a maior autoridade do assunto em nosso país. Especialista em educação corporativa, com ênfase nos temas da liderança e trabalho com propósito, propósito de vida e carreira, inteligência emocional e autoconhecimento aplicado.

Atua por meio de palestras, workshops, team building, cursos de formação, mentoria e coaching comportamental, sendo o criador da escola de REEDUCAÇÃO EMOCIONAL COMPORTAMENTAL.





Comentarios


bottom of page